Uma operação de prevenção e defesa do Rio São Francisco resgatou cerca 199 animais silvestres mantidos em cativeiros na região norte da Bahia, de nove municípios do semiárido baiano. Desse total, 187 aves de diferentes espécies, como cardeais, coleiros, azulões, papa-capim, papagaios, entre outras, e 12 jabutis.
A ação foi realizada por diversos órgãos, sob o comando da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre os dias 21 e 29 de novembro. Todos os animais foram encaminhados para uma base montada no município de Paulo Afonso, de onde foram destinados à soltura ou encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), se houver necessidade de tratamento.
Além disso, as equipes visitaram sete barragens e identificaram diversas irregularidades, que não foram detalhadas. Do total, quatro estão sob investigação. Foram encontrados trabalhadores em condições de risco à vida, abates clandestinos de animais, uso irregular de agrotóxicos, áreas de desmatamento e devastação da caatinga.
A operação conjunta contou com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Crmv) e da ONG Animalia. Os órgão irão encaminhar relatórios para o Ministério Público da Bahia, com o resultado da ação.
Polícia