Bahia

Procon-Ba: Semana do Consumidor será celebrada com ações e novidades na capital baiana

Ações são alusivas ao dia mundial do consumidor, comemorado em 15 de março

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 Ação nos Shoppings

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), promove a partir desta segunda-feira, 07/03 a ‘Semana do Consumidor’, assegurando a presença e atuação do Órgão nos principais centros comerciais da Capital Baiana. A ação visa educar consumidores, lojistas e fornecedores quanto aos direitos e deveres em cada relação de consumo, além de divulgar a forma como o PROCON/BA atua na busca pela conciliação.

Para tanto, o PROCON/BA, que já conta com Postos de Atendimentos fixos em alguns Shoppings da Capital, irá montar stands nos seguintes locais: Shopping Itaigara; Shopping da Bahia; Outlet Center; Shopping Litoral Norte; Shopping Center Lapa; Salvador Shopping.

Assim, o consumidor de toda a cidade poderá contar com o já tradicional atendimento que presta orientações, tira dúvidas e pode até analisar casos de menor complexidade.  Nestes stands haverá, ainda, a distribuição de cartilhas e material informativo, para que o cidadão possa ter o conhecimento sempre à mão.

A equipe de fiscalização também estará nos shoppings onde fará ações educativas onde informarão deveres de educar e informar os fornecedores, com vistas à melhoria do mercado de consumo.

 As operações educativas levarão aos fornecedores (empresas) as informações técnicas de adequação as normas consumeristas, harmonizando e equilibrando o mercado de consumo. Serão distribuídos gratuitamente exemplares do Código de Defesa do Consumidor para garantir o cumprimento da lei 12.291/2010.

Media Day

O Media Day PROCON-BAHIA é um evento que apresentará a atuação do órgão, enquanto instituição protetora dos direitos dos consumidores, aos profissionais e discentes da área de comunicação e afins.

O termo Media Day surgiu nos Estados Unidos como forma de aproximar durante um período específico, profissionais da mídia, empresas e personalidades.  No caso do Media Day PROCON-BAHIA, será um encontro onde serão realizadas duas palestras com advogados do Órgão.

Na primeira palestra será exposto um panorama sobre o Direito do Consumidor visto na Prática e a segunda, as formas de atuação do PROCON-BA. Em seguida, os palestrantes e o público presente se juntarão a um mediador para a realização de um bate-papo para esclarecimento de questões inerentes ao papel do Órgão na sociedade baiana, além de esclarecimentos acerca das relações de consumo.

“Dar conhecimento mais aprofundado e bons elementos a um Jornalista profissional, é meio de torná-lo mais um aliado do Consumidor que, ao ler uma matéria ou assistir uma reportagem, tanto vai conhecer melhor o seu direito, como também vai saber como se defender dos abusos do mercado”, salienta Marcos Medrado que, além de Superintendente do PROCON/BA, também é radialista.

Exposição Especial

Buscando sempre a melhor forma de atender e servir ao Consumidor baiano, o PROCON/BA irá realizar uma exposição, com painéis e informativos com as principais ações do órgão, tanto em andamento, como aquelas que marcaram época ou mudaram a história da defesa do consumidor na Bahia.

A exposição intitulada “PROCON-BAHIA: Somos Todos Consumidores” está programada para começar na sexta-feira (11), mantendo-se acessível durante todo o fim de semana – contemplando quem trabalha durante a semana – e se estenderá até o dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, quando contará com um breve coquetel comemorativo.

 “Um povo que conhece sua história e as instituições públicas que lhes prestam serviços diretos e fundamentais, como a defesa do consumidor, poderá exercer melhor o seu direito e colaborar para um mercado de consumo mais harmônico”, pontuou, Paulo Teixeira, Diretor de Ações Educativas do PROCON/BA.

Lançamento do Cadastro

A data de 15 de março já é histórica para o consumidor. Tradicionalmente é usada, também, para lhe dar maior poder de informação e aprimorar sua liberdade de escolha para consumir da maneira correta. Tudo isso, porque a data foi escolhida pela Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, vinculada do Ministério da Justiça, para que seja lançado o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, do último ano, no caso 2015.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas apresenta o balanço estatístico, levantado pelo PROCON/BA, com base nos mais de 13.944 atendimentos aos consumidores, realizados no último ano de 2015. A finalidade principal deste Cadastro é dar ao consumidor a informação e conhecimento sobre as principais reclamações formuladas nos balcões de atendimento, os seguimentos do mercado de consumo que mais apresentam problemas ao consumidor, além de apontar aquelas empresas mais demandas, as que mais resolvem quando o problema surge e aquelas que não estão se comportando da melhor forma com o seu consumidor.

Para os Fornecedores, este evento é visto com grande expectativa, visto que todos querem conhecer a sua realidade de demandas no órgão, bem como conhecer o contexto de mercado em que esta inserido face aos concorrentes.

Já para os consumidores o grande benefício é que, com a melhor e mais completa informação, ele poderá escolher melhor entre consumir este ou aquele produto, fazendo negócio com tal ou qual empresa, conhecendo ainda a possibilidade de haver solução fácil (ou não), caso surja algum problema com seu produto ou serviço.

“Nosso objetivo é orientar o consumidor da melhor forma possível, antes mesmo que ele chegue a firmar qualquer relação, assegurando que, se surgir qualquer problema, os balcões de atendimento do PROCON/BA, irá prestar o melhor serviço, como já o fazemos, observando o alto nível de solução de conflitos visualizados no Cadastro”, assegurou Lucas Menezes, Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor.

Lançamento do Aplicativo

Sempre vanguardista, o PROCON/BA inova mais uma vez, ao promover, no Dia Mundial do Consumidor o lançamento do Aplicativo PROCON/BA Mobile. Através desta nova ferramenta, o consumidor poderá manter contato direto com o órgão estadual de defesa do consumidor, tendo-o sempre à mão, podendo, uma vez conectado à internet, acessá-lo à qualquer hora e de qualquer lugar.

O PROCON/BA Mobile conta com uma interface bastante agradável, com menu auto explicativo, e diversas opções de serviço, postos ao alcance de qualquer consumidor baiano, seja na Capital, ou no interior. Dentre os serviços disponibilizados, o consumidor terá meios de conhecer a estrutura e funcionamento do Órgão; acompanhará as notícias e perfis do PROCON/BA nas redes sociais; ira obter as orientações para as perguntas mais freqüentes; saberá a localização exata dos Postos de Atendimentos; e, ainda, poderá prestar a sua denúncia, inclusive anexando fotos tiradas na hora, ou a partir da galeria de imagens do seu dispositivo de tablet, ou smartphone.

A ferramenta digital, desenvolvida em parceria com a PRODEB, estará disponível para os dispositivos integrados à plataforma Android, já com perspectivas de ser expandida aos outros sistemas operacionais, tais como WindowsPhone e IOs.

Para Iratan Vilas Boas, Diretor de Fiscalização, o PROCON/BA Mobile tem o potencial de transformar o consumidor em um verdadeiro colaborador do PROCON, vez que receberemos as denúncias quase em tempo real, passando a apurá-las, servindo para aproximar o órgão do Consumidor, que é o principal interessado em ver o seu direito assegurado.

Foto: Ilustração