Política

Valdemar reunirá bancada eleita do PL

.

Agência Brasil/Reprodução
Agência Brasil/Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, convocou para amanhã uma reunião com dirigentes partidários e toda a bancada eleita do PL. O objetivo oficial é apresentar os novos parlamentares, mas um grupo de bolsonaristas — liderado por Carlos Jordy e Carla Zambelli — pretende usar o encontro para tratar das urnas.

Os parlamentares ligados a Jair Bolsonaro pressionam o para reagir à decisão de Alexandre de Moraes, que condenou o partido de Valdemar ao pagamento de multa de R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé, além de ter incluído o cacique no inquérito das milícias digitais antidemocráticas.

Valdemar foi aconselhado pela assessoria jurídica do partido a não recorrer, por considerar que seria uma medida infrutífera e ainda seria vista como provocação por parte de Moraes. Os bolsonaristas, por outro lado, dizem que o silêncio seria sinal de capitulação.

No sábado, Bolsonaro reapareceu publicamente depois de longo período recluso no Palácio da Alvorada. Ele esteve numa formatura de cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio, mas não fez qualquer declaração pública — mesmo quando provocado por Hamilton Mourão.