Eleições

Maiquinique: Eleição Suplementar acontece neste domingo (27)

Apenas os eleitores em situação regular e com domicílio eleitoral no município até o último dia 29 de junho estão aptos a participar do novo pleito, conforme a Lei nº 9.504/1997. 

Divulgação
Divulgação

Neste domingo (27/11), as eleitoras e eleitores de Maiquinique escolherão os próximos representantes aos cargos de prefeito e vice-prefeito. O município, situado a cerca de 630 quilômetros de distância de Salvador, realiza Eleição Suplementar de acordo com a Resolução Administrativa N° 28/2022, publicada pelo TRE baiano após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para votar, os quase 8 mil cidadãos aptos deverão comparecer às suas respectivas seções eleitorais munidos de documento oficial com foto. O horário de votação é das 8h às 17h.

Apenas os eleitores em situação regular e com domicílio eleitoral no município até o último dia 29 de junho estão aptos a participar do novo pleito, conforme a Lei nº 9.504/1997. 

Documentos necessários

Para votar, a apresentação do Título de Eleitor não é obrigatória. Basta mostrar apenas um documento oficial com foto e as eleitoras e eleitores poderão prosseguir para as urnas eletrônicas. Entre os documentos aceitos estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – incluindo a CNH digital, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Caso conste foto do eleitor, o e-Título também poderá ser apresentado ao mesário como documento de identificação. O aplicativo é a versão digital do Título de Eleitor. 

Sobre Maiquinique

O número de eleitores aptos a votar em Maiquinique é de 7.727 cidadãos, conforme dados do Sistema de Estatísticas Eleitorais do TSE. O eleitorado é majoritariamente feminino, com 3.899 eleitoras (50,46%), e 3.828 eleitores do gênero masculino (49,54%). O município possui 23 seções eleitorais, todas com acessibilidade, distribuídas por sete locais de votação. Para o pleito, foram convocados 92 mesários e mesárias, sendo 26% do gênero masculino e 74% do gênero feminino.

Entenda a Eleição Suplementar

A Eleição Suplementar no município de Maiquinique ocorre após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, no último dia 11 de julho, confirmou a cassação dos mandatos de Jesulino de Souza Porto e Marizene Santos Gusmão, eleitos, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município nas eleições de 2020. Com isso, os votos atribuídos à chapa no pleito municipal foram anulados e determinada a organização de nova eleição.