Bahia

Sefaz Salvador inicia implantação de programa de integridade baseado nos pilares ESG

O projeto tem objetivo de incentivar a transparência, a responsabilidade fiscal e social nos processos de auditoria e a adesão à cultura organizacional

Bruno Concha / Secom / Arquivo
Bruno Concha / Secom / Arquivo

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) de Salvador inicia, nesta segunda-feira (21), a implantação do Programa de Compliance e Integridade da pasta. O projeto tem como objetivo incentivar a transparência, a responsabilidade fiscal e social, a atuação ética, as melhorias nos processos de auditoria e a adesão à cultura organizacional.

O programa reúne técnicas e metodologias, aplicadas na iniciativa privada, que fortalecem boas práticas, dá credibilidade e incentiva o cumprimento da legislação e a adoção de medidas preventivas e corretivas necessárias para a geração de valor no ambiente público. As práticas envolverão servidores, terceirizados e colaboradores que tenham relação direta e indireta com a instituição.

A secretária Giovanna Victer enxerga o programa de compliance como ótima ferramenta para promoção dos valores éticos e da cultura organizacional. “Trata-se de outro passo importante para alcançarmos os objetivos definidos no início de 2021. O programa de compliance e integridade fomentará ações éticas, responsabilidade fiscal e comportamentos íntegros e coerentes com os objetivos da instituição. Queremos que nossos servidores se engajem e disseminem os valores e princípios do programa no dia a dia”, afirmou.

O Programa de Compliance e Integridade está em conformidade com os pilares de ESG (recursos sociais, humanos e ambientais) e faz parte do planejamento estratégico Sefaz+ por Salvador, que visa modernizar a pasta e promover mais eficiência, transparência e transformação digital, através de 30 projetos.