Envolta em polêmicas e muita expectativa, a Copa do Mundo 2022 começa oficialmente neste domingo (20), no Qatar. O time da casa abre a competição contra o Equador, em partida válida pelo Grupo A, às 13h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt.
A fase de grupos segue até o dia 2 de dezembro e a final está previsa para o dia 18 de dezembro.
No mesmo local, às 11h40, sobem ao palco os cantores Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e o cantor catari Fahad Al-Kubaisi. É a primeira Copa do Mundo disputada no Oriente Médio.
Jungkook Instagram Reels
: Vejo você na abertura!" – Jung Kook
#JungKook #JungkookInQatar #Jungkook1stSingle #Catar2022 | #FIFAWorldCup #Qatar2022 pic.twitter.com/QYtn6ulhlE
— WEVERSE BTS_MAGIC_BR ⁷ (@WeverseBTS_Magi) November 20, 2022
A expectativa é que seja realizado um discurso de 30 minutos no evento promovido pela Fifa antes da apresentação, promovendo ideais de igualdade e respeito às diferenças. O tratamento à população LGBTQIA+ e a criminalização da homossexualidade no Qatar é um dos pontos polêmicos e motivos de crítica da escolha da Fifa pelo país como sede do campeonato.
A proibição da comercialização de bebida alcoólica nos estádios também foi outra razão de descontentamento de parte dos torcedores e da opinião pública.
Catar x Equador é a única partida disputada neste domingo. Nesta segunda-feira (21), Senegal e Holanda entram em campo às 13h para completar a rodada pelo grupo A.
Logo pela manhã, às 10h, a Inglaterra enfrenta o Irã pelo Grupo B, o mesmo de Estados Unidos, que pega o País de Gales em partida programada para às 16h.
O Brasil estreia na próxima quinta-feira (24) às 16h.