Política

Líder do PT na Câmara vê chances de Lira migrar para base de Lula

Nos últimos anos, Lira atuou como um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL)

Agência Câmara
Agência Câmara

Líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG) avalia que tem boas chances do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), compor no próximo ano a base do governo Lula (PT).

Nos últimos anos, Lira atuou como um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo vencido a disputa para a presidência com a ajuda do chefe do Executivo.

Segundo Lopes, Lira tem tido até o momento, nesta fase de transição para o governo Lula, uma postura "extremamente colaborativa", sendo uma peça que costuma dar suporte aos mandatários.

"Arthur Lira sempre tem viabilizado e tentado contribuir com os governantes, com os presidentes. Fez assim no passado, com a própria presidente Dilma [Roussef], e ajudou muito o governo Bolsonaro", declarou a liderança em entrevista à Folha de S. Paulo, divulgada nesta quinta-feira (17).

O deputado também recordou a postura de Lira logo após o resultado da eleição presidencial, que, diferente de bolsonaristas extremistas, reconheceu imediatamente a vitória do petista.

Reginaldo afirmou que o presidente da Câmara também elogiou a postura diplomática de Lula, que procurou a ele e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Quando, antes de apresentar o projeto [PEC], ele procura o presidente da Câmara dos Deputados, depois procura presidente do Senado, do Supremo, o Tribunal Superior Eleitoral, isso demonstra como o presidente Lula estabelece uma nova relação da democracia brasileira – que é uma relação de respeito e de muito diálogo. Isto derruba qualquer dificuldade de governabilidade", ponderou.