Bahia

Em novo vídeo, ator de "Ó Paí, Ó" detalha confusão em feira: "Botou a arma em minha testa"

Lyu Árisson relata ameaça de morte e diz que seguidores apontaram possível motivação; confira

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O ator Lyu Árisson, conhecido por interpretar a travesti Yolanda no filme "Ó Paí, Ó", contou ter sido ameaçado de morte por um segurança que trabalha na Feira de São Joaquim, na tarde deste domingo (13).

Ele relatou ter sofrido agressão por parte do homem, que lhe deu um tapa e uma "coronhada" com a arma, que o fez perder quatro dentes.

O bailarino que está no elenco da continuação do longa, gravado na capital baiana, publicou novo vídeo na manhã desta segunda-feira (14). Com o rosto ferido e a boca sangrando, Lyu narrou detalhes da agressão.

Ele lembra que almoçava com a mãe e a prima na feira, após fazer compras. Ao deixar o local, percebeu que "metade das compras" ficaram no bar, e retornou já de carro para tentar entrar e pegar o restante.

Lyu explicou ao segurança que estava em tratamento de quimioterapia e portanto sem força para andar uma longa distância com o peso das compras.

O funcionário, contudo, informou que somente veículos autorizados podiam transitar pela feira. Lyu, então, chamou dois amigos para ajudar a carregar os produtos e colocar no carro. 

Quando o ator foi manobrar para tirar o carro da frente das barracas e atravessou para entrar a pé na feira, um outro segurança, que trablha supostamente em um estabelecimento comercial, já avançou e o surpreendeu com um tapa no rosto.

"Quando atravessei o portão para dentro da feira, veio um cara dizendo que era segurança, mas pelo que estou sabendo não era segurança da feira, me deu um tapão na cara', disse Lyu, que chegou a esboçar uma reação, mas foi intimidada pelo homem.

"Eu ia avançar nele, não ia apanhar de graça, ai ele botou a arma na minha testa. Eu falei 'já que você é esse homem todo, se tirou a arma então atire'", conta o ator.

O seu irmão de santo, que tinha sido chamado para ajudar com as compras, então teve a mesma reação e disse que o segurança também teria que matá-lo.

Segundo o ator, o suspeito chegou a "engatilhar" a arma, e só não disparou devido à intervenção de feirantes que ajudaram a apaziguar a situação.

"Agradeço muito aos feirantes da Feira de São Joaquim, que se meteram na frente. Foi uma mulher que conseguiu abaixar a arma dele, falar com ele, se não ele ia atirar tanto em mim quanto em meu irmão. Aí levaram ele lá para dentro e a gente para fora, enquanto isso esperei a viatura chegar", relembra.

A viatura da 3ª CIPM demorou cerca de uma hora para chegar até o local pois estavam em outra diligência, mas Lyu também agradeceu a atenção dos policiais e dos agentes que o atenderam no Instituto Médico Legal (IML).

Ele vai realizar outro exame de corpo delito e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Além de quatro dentes perdidos, Lyu teve fraturas no rosto e tomou diversos pontos internos e externos na boca.

HOMOFOBIA

Até mais da metade do vídeo, o ator não tinha citado a possibilidade do crime ter sido motivado por uma homofobia, já que é conhecido justamente pelo papel da travesti Yolanda no clássico filme baiano e por ser atuante na comunidade LGBTQIA+.

Lyu conta que foram os próprios seguidores que sinalizaram para a possibilidade, mas segundo ele em nenhum momento o segurança direconou algum tipo de ofensa ou manifestou a homofobia antes da agressão.

"As pessoas estão perguntando se foi homofobia, acho que não porque não me disse nada […] as pessoas falavam que podia ser homofobia, mas também falaram na feira que ele estava acostumado a fazer isso comas pessoas, não é a primeira confusão dele", contou.