Política

Bolsonaro foge da cúpula do G-20 e Mourão e Guedes se recusam a comparecer

Ministro das Relações Exteriores, Carlos França será enviado para o evento na Indonésia

Anderson Riedel/PR
Anderson Riedel/PR

Primeiro presidente derrotado do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) não irá comparecer na 17ª Cúpula do G-20, que acontecerá em Bali, na Indonésia nos dias 15 e 16 de novembro. Desde que assumiu a presidência, o atual mandatário compareceu em todas as reuniões da cúpula.

Após Bolsonaro desistir da viagem, o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro da Economia, Paulo Guedes, se recusaram liderar a comitiva brasileira. Assim, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, será o líder da comitiva brasileira.

A delegação será chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também não irá comparecer e o BC afirma que não enviará representantes.

O G-20 foi criado no fim dos anos 1990 e é um dos fóruns multilaterais econômicos. O evento conta, anualmente, com a participação das maiores economias e papel de destaque dos ministros de finanças e presidentes de bancos centrais.

Nas cúpulas, são discutidos acordos e coordenadas de ações internacionais entre os países. Os presidentes e primeiros-ministros também costumam aproveitar a ocasião para reuniões bilaterais.