Bahia

Rainha e rei da Suécia visitam complexo que acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência na Bahia

Sílvia e Carl chegaram ao aeroporto da cidade por volta das 11h20, por meio de um jatinho

Ariela Bonfim/TV Sudoeste
Ariela Bonfim/TV Sudoeste

A rainha e o rei da Suécia visitaram nesta terça-feira (8), o Complexo de Escuta Protegida, localizado no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Sílvia e Carl chegaram ao aeroporto da cidade por volta das 11h20, por meio de um jatinho.

Este é o primeiro complexo criado no país e o único do estado. Ele foi fundado em agosto do ano passado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Childhood Brasil, organização internacional criada pela rainha Sílvia da Suécia e dedicada à promoção e defesa dos direitos da infância em todo o mundo.

A rainha e o rei conheceram as dependências do espaço, que acolhe crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A prefeita Sheila Lemos também esteve no local.

O equipamento já realizou cerca de 90 atendimentos desde que foi inaugurado, conforme a lei de escuta protegida, que prevê uma escuta especializada e o depoimento especial.

Além de combater a violência física, psicológica e sexual cometida contra crianças e adolescentes, a lei da escuta protegida combate também a violência institucional, quando a vítima de violência precisa repetir, sem necessidade, a situação de que vivenciou em diversos órgãos.