Os usuários do sistema ferry-boat entre Salvador e a Ilha de Itaparica tiveram dificuldades para embarcar nesta segunda-feira (7). A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) diz que atuou na Internacional Travessias Salvador, concessionária responsável pelo sistema.
No meio da tarde, a Internacional Travessias Salvador disse que, no momento, opera com três embarcações e tem previsão de que mais uma entre em operação ainda nesta segunda-feira.
De acordo com a concessionária, a situação do aumento da espera em alguns horários ocorreu por conta do fluxo de retorno do fim de semana, que foi ampliado pela suspensão de operação das lanchinhas, e também pelas condições adversas do clima.
Em nota, a Agerba disse que está atuando para que a operação se regularize o mais breve possível. A agência disse ainda que "emitiu autuações a respeito do não cumprimento de horários". No momento o sistema opera com três embarcações. A previsão da empresa é que outra embarcação retorne à operação ainda nesta segunda-feira.
Além das autuações, a Agerba diz que a empresa foi notificada para que se manifeste formalmente a respeito da retomada do serviço regular (de hora em hora). Uma embarcação está em processo de vistoria obrigatória e as demais embarcações estão em manutenção preventiva ou corretiva.
Já a travessia Salvador – Mar Grande segue suspensa desde quinta-feira (3), por causa dos ventos fortes e do mar agitado, conforme informou a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) . Além disso, as escunas do "Passeio às Ilhas" também seguem sem operar.