A Defesa Civil de Salvador registrou 14 ocorrências até às 17h deste sábado (5). A capital baiana atravessa um temporal por conta de dois fatores: frente fria e sistema de baixa pressão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O maior número de chamamentos foi para ameaça de desabamento e avaliação de imóvel alagado, ambos com 4 solicitações. Em seguida, estão: ameaça de deslizamento (2); árvore ameaçando cair (1); avaliação da área (1); deslizamento de terra (1); incêndio (1).
A região mais atingida foi a Liberdade com 6 solicitações. Já Cajazeiras, Valéria e Barra/Pituba registraram 2 cada. Em seguida estão Itapuã/Ipitanga (1); Cabula/Tancredo Neves (1).
Acumulados de chuvas
Os maiores índices pluviométricos em 24h (atualizados às 16h50) foram registrados em São Marcos – Baixa de Santa Rita (10mm), Sussuarana (8mm), Canabrava (8mm), Bom Juá (7mm) e São Rafael (6,8mm).
As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Previsão do tempo
Segundo a Codesal, a previsão do tempo para este domingo (6) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas, acompanhadas por rajadas de vento, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamento de terra.
As temperaturas devem variar entre 22°C e 27°C.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.