A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 69 ocorrências na capital baiana até às 17h desta sexta-feira (4). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é de muitas nuvens carregadas com pancadas de chuva. A temperatura mínima é de 21°C e a máxima de 24°C.
A ocorrência mais recorrente é ameaça de deslizamento, com 19 solicitações. Em seguida aparece avaliação de imóvel alagado (13); ameaça de desabamento (12); deslizamento de terra (10); árvore ameaçando cair (6); alagamento de imóvel (1); ameaça de desabamento de muro (1); desabamento de muro (1); destelhamento (1); incêndio (1); infiltração (1); orientação técnica (1); pista rompida (1); poste ameaçando cair (1).
Já os bairros mais atingidos foram Pau da Lima e Valéria, ambos com 16 solicitações. Já o Subúrbio/Ilhas aparece com 10 ocorrências, seguido por Centro/Brotas com 6.
Acumulados de chuvas
Os maiores índices pluviométricos em 24h (atualizado às 16h30) foram registrados Itacaranha (15,2mm), Rio Sena (14,2mm), Lapinha (13,6mm), Periperi (13,2mm) e Liberdade – Vila Sabiá (12,6mm).
O maior pico da rajada de vento ocorreu hoje, às 03h da madrugada, de 47,2 km/h. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Previsão do tempo
A previsão para amanhã ((05/11) é de céu nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, acompanhadas por rajadas de vento, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamento de terra.
Para domingo (06/11), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, acompanhadas por rajadas de vento, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamento de terra.
As temperaturas deverão variar entre 22°C (mínima) e 27°C (máximo).
Plantão
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.