Política

Embaixador da Alemanha condena saudação nazista de bolsonaristas em Santa Catarina

Em post feito no Twitter nesta quinta-feira (3), Thoms classifica a saudação nazista feita por parte dos manifestantes com "profundamente chocante"

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, condenou a postura de bolsonaristas que protestam em Santa Catarina contra a vitória de Lula (PT) na eleição do último domingo (30).

Em post feito no Twitter nesta quinta-feira (3), Thoms classifica a saudação nazista feita por parte dos manifestantes com "profundamente chocante", e lembra que fazer "apologia ao nazismo é crime".

Segundo o embaixador, o gesto não é simplesmente o exercício da liberdade, mas sim uma ofensa ao regime democrático e que desrespeita vítimas e familiares dos mortos pelo nazismo.

Em nota, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) afirmou que não viu apologia ao nazismo no gesto no ato em São Miguel do Oeste dos bolsonaristas que contestam o resultado das urnas.

Após conversar com testemunhas e analisar as imagens, o MPSC disse que mesmo sem fazer apologia ao nazismo, a conduta é reprovável diante do hino nacional. Nas redes sociais, alguns bolsonaristas tentaram desassociar a imagem à prática nazista, alegando que se tratava de um gesto de juramento à bandeira, o que foi desmentido.

"não havendo evidências de prática de crime, muito embora a atitude ser absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional", diz o MPSC.