Após um final de semana ensolarado, Salvador amanheceu com céu nublado e clima abafado nesta terça-feira (1°). A chegada de uma frente fria deve causar chuva forte na capital e em diversas regiões da Bahia até sexta-feira (4). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na capital, a probabilidade de chuva é de 20% nesta terça, índice que aumenta para 60% no feriado desta quarta (2) e chega a 100% na quinta (3), quando é prevista a ocorrência de raios e trovões. Em alguns trechos, choveu no início desta terça-feira.
As lanchas seguem com funcionamento normal em Salvador, e não há indícios de paralisação.
O Inmet também emitiu alerta de perigo potencial para parte do território baiano. Nesta manhã, foi registrada chuva em Barreiras, no oeste do estado. No município, até a semana passada não chovia há mais de três meses, e a seca tem ajudado a aumentar o número de incêndios florestais em toda a região.
A expectativa é de que outras cidades próximas tenham maior volume nesta terça-feira, como Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Correntina.
Além disso, também é esperada chuva no sul e sudoeste do estado, regiões que amanheceram nesta terça com o céu carregado de nuvens densas.
Em Vitória da Conquista, cerca de 16 mil famílias que vivem em 11 distritos estão sem água e contam com ajuda de carros-pipa. A escassez afeta 120 comunidades rurais desde 2015 e a prefeitura decretou situação de emergência. A situação é tão grave que em alguns locais falta água potável.
Em Juazeiro, no norte da Bahia, as chuvas devem chegar apenas a partir da quinta-feira (3). A máxima para a cidade é de 36°C nesta terça, mas deve cair para 27°C com a chegada da frente fria.