Esporte

Bahia tenta confirmar o acesso contra o Guarani nesta sexta (28)

Com quatro pontos de vantagem para o Ituano, primeiro time fora do G-4, o Bahia depende apenas das próprias forças para carimbar o acesso

Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Quando a bola rolar para Bahia e Guarani, às 19h desta sexta-feira (28) (horário de Brasília), o Tricolor vai iniciar a última partida oficial da Fonte Nova em 2022. E a despedida do estádio tem tudo para ser festiva, já que o Esquadrão está muito perto de confirmar a vaga para a Primeira Divisão em 2023. O encontro desta noite é válido pela 37ª, e penúltima rodada da Série B.

Com quatro pontos de vantagem para o Ituano, primeiro time fora do G-4, o Bahia depende apenas das próprias forças para carimbar o acesso. Se vencer o Guarani, o Tricolor se garante na Série A de 2023. Mas a situação é tão confortável que a classificação pode vir mesmo em caso de tropeço na Arena. Confira aqui os cenários.

Para vencer o jogo e já confirmar a vaga sem depender de ninguém, a principal aposta do Tricolor é o fator casa. O Esquadrão tem a sexta melhor campanha como mandante na Série B. Em 18 jogos, são 12 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Aproveitamento de 74% dos pontos disputados.

Os números gerais da temporada são piores. O Bahia foi mandante 29 vezes em 2022, com 17 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Aproveitamento de 66%.

Os ingressos para o jogo decisivo já estão esgotados.

Recordes na Arena Fonte Nova

– Maior público total da Arena Fonte Nova em jogo entre clubes: 48.851 presentes em Bahia x Vila Nova, pela Série B do Brasileiro;

– Maior público pagante da Arena Fonte Nova em jogo entre clubes: 48.183 pagantes em Bahia x Vasco, pela Série B do Brasileiro;

– Maior público da Arena Fone Nova: 51.227 presentes em Bélgica x EUA na Copa do Mundo de 2014.

Quem joga no Bahia

Eduardo Barroca tem um importante desfalque para o jogo contra o Guarani. O treinador não vai contar com o meia Daniel, que cumpre suspensão automática pelo acúmulo de cartões amarelos. A tendência é que Ricardo Goulart seja deslocado para exercer a função de camisa 10.

A mudança de posicionamento de Goulart abre uma vaga para Matheus Davó no ataque. Autor do gol do Bahia no empate com o Vila Nova e artilheiro do time na Série B, com nove bolas na rede, o camisa 88 não é titular desde a derrota para a Chapecoense, na 32ª rodada.

As laterais também podem ter novidades nesta sexta-feira. Do lado direito, André disputa posição com Marcinho. Já na esquerda, existe a expectativa pelo retorno de Matheus Bahia, que treina com bola há duas semanas e está relacionado para o jogo.

O time provável do Bahia para logo mais tem: Mateus Claus; Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni e Ricardo Goulart; Jacaré, Caio Vidal e Davó.

O jogo

Bahia x Guarani | 37ª rodada da Série B

Quando: sexta-feira, 28 de outubro;

Onde: Arena Fonte Nova, Salvador;

Horário: 19h (de Brasília);

Time provável: Mateus Claus; Marcinho (André), Ignacio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni e Ricardo Goulart; Jacaré, Caio Vidal e Davó;

Desfalques: Everton e Daniel (suspensos); Danilo Fernandes (lesão);

Pendurados: Rodallega, Davó, Jacaré, André, Ignácio, Marcinho, Patrick de Lucca e Luiz Henrique;

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) apita o jogo auxiliado por Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR). Wagner Reway (PB) comanda o árbitro de vídeo.