Mesmo com esforço do governo para ampliar os beneficiários do Auxílio Brasil, o ex-presidente Lula (PT) segue com a preferência deste eleitorado diante do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que reformulou o programa petista Bolsa Família.
De acordo com recente pesquisa do Datafolha, Lula tem 61% entre os beneficiários do Auxílio Brasil, enquanto Bolsonaro tem 34%, índice que já foi de 40% no início deste mês.
Considerando os votos válidos desta faixa da população, o petista passou de 58% para 64%. Já o atual chefe do Executivo caiu de 42% para 36%.
O instituto ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre terça-feira (25) e esta quinta-feira (27). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada sob o código BR-04208/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
AVALIAÇÃO
O governo Bolsonaro é avaliado como bom por 31% dos que recebem o benefício, ante 39% que avaliam como péssimo ou ruim. Já os que consideram regular representam 28%, mantendo a média da última pesquisa.
Mais da metade – 51% – diz nunca confiar no que o presidente Bolsonaro fala, enquanto 20% diz acreditar sempre no seu discurso.