Dois criminosos foram presos por equipes da Polícia Militar (PM), após o serem flagrados por câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Um procurado por roubo e o outro por estupro foram encontrados em menos de 12 horas entre as capturas.
O primeiro caso aconteceu na noite da última sexta-feira (21) e o segundo ocorreu na manhã deste sábado (22). As duas prisões foram realizadas na capital baiana.
Após um alerta de 91,36% de similaridade, um homem foragido da Justiça foi capturado por equipes da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paralela). Contra ele havia um mandado expedido no ano de 2013 pela 1ª Vara de Júri e Execuções Penais de Lauro de Freitas. Após identificação, policiais o encaminharam à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
Já na manhã deste sábado (22), o segundo foi capturado por equipes da 26ª CIPM (Brotas), após a ferramenta emitir um alerta com 95,58% de similaridade. O homem estava foragido da Justiça pelo crime de estupro e possuía mandado emitido pela 2ª Vara dos Feitos Relativos aos Crimes contra Crianças e Adolescentes de Salvador, emitido em 2019. O acusado também foi encaminhado à Polinter. Com os alcançados, a ferramenta chegou a marca de 469 foragidos capturados.
Tecnologia
Lançado em dezembro de 2018, a tecnologia faz parte do projeto Vídeo Polícia, novidade pioneira no país, onde imagens de câmeras passam a gerar informações, enviadas através de alertas para os Centros Integrados de Comunicações (Cicoms) espalhados por toda a Bahia.
Mais de R$ 665 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado para levar as câmeras inteligentes para 77 cidades do estado.