Eleições

Neymar compartilha informação falsa sobre o TSE, é alertado, mas prefere deixar vídeo no ar

Jogador é apoiador do presidente Jair Bolsonaro

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Desde que declarou o seu apoio publicamente ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), o jogador Neymar tem participado ativamente da campanha. No entanto, o atleta compartilhou uma fake news em seu story do Instagram, na noite desta quinta-feira (20), e a própria rede social ocultou o conteúdo.

No vídeo, o pastor André Valadão, da Igreja Lagoinha e apoiador de Jair Bolsonaro (PL), afirmava que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o obrigou a se retratar de acusações que fez contra Lula (PT). Valadão ironiza questões sobre aborto, regulação da mídia e liberdade de culto.

O que aconteceu, na verdade, é que o TSE apenas intimou o pastor a apresentar defesa em um processo de direito de resposta movido pela coligação de Lula (PT).

Como o conteúdo se trata de uma declaração mentirosa, o Instagram o classificou com um aviso de "informação falsa". “Verificadores de fatos independentes afirmam que essa informação não se baseia em fatos".

Mesmo com o aviso e ciente de que estava compartilhando um conteúdo duvidoso para os seus mais de 180 milhões de seguidores, o jogador resolveu deixar a publicação em seu perfil.