Indígenas da Aldeia Barra Velha, localizada em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (18), para reivindicar melhorias no ensino, na estrutura da escola da comunidade e no transporte escolar. O grupo já tinha feito um protesto pelos mesmos motivos em junho deste ano.
Durante o ato, os manifestantes seguravam cartazes com as frases: "a educação escolar indígena é direito" e "educação é vida".
Segundo o líder da comunidade, Irajá Pataxó, a escola dos indígenas está em condições precárias e necessita de melhorias básicas para o funcionamento, como manutenção e conserto de janelas quebradas, banheiros sem condições de uso, carteiras antigas e enferrujadas.
Além disso, o grupo reivindica a reforma na escola infantil que teria pegado fogo por falta de manutenção na parte elétrica. Os manifestantes solicitaram a manutenção do transporte escolar para garantir a segurança durante ida e volta da instituição, bem como a realização do pagamento dos motoristas responsáveis pelo serviço.