Política

Rui Costa reage após ser acusado de corrupção por Bolsonaro: 'Deveria estar preso'

Bolsonaro foi criticado por Lula pela má gestão na pandemia e respondeu citando o caso da compra mal sucedida de respiradores pelo Consórcio do Nordeste

Vagner Souza /Salvador FM
Vagner Souza /Salvador FM

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), usou as redes sociais para se defender das acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate transmitido pela TV Band neste domingo (16), com o ex-presidente Lula (PT).

Segundo o petista, o chefe do Executivo deveria ter sido preso pela responsabilidade nas quase 700 mil mortes causadas pela Covid-19, pela ineficiência e demora na compra de vacinas que previnem a contaminação.

Sem citar o nome do ex-prefeito ACM Neto (UB), candidato ao Governo na Bahia e que evita nacionalizar a disputa, diz que Bolsonaro e "seu candidato" vão receber a resposta nas urnas no próximo dia 30.

Bolsonaro foi criticado por Lula pela má gestão na pandemia. Ele citou o tratamento 'off label' para minimizar a promoção do 'tratamento precoce', e rebatou suspeitas levantadas na CPI da Covid a respeito de compras mal sucedidas e superfaturadas, relembrando o caso da compra dos respiradores pelo Consórcio do Nordeste, à época presidido por Rui.

"50 milhões torrados em uma casa de maconha, não chegou nenhum respirador, e daí sim irmãos nordestinos morreram por falta de ar, por corrupção do Sr. Carlos Gabas, deixar bem claro, e, em especial, o seu Governador da Bahia, Rui Costa. Então, o consórcio do Nordeste, ao qual o senhor tinha amplo conhecimento e domínio, praticou corrupção e matou, sim, irmãos nordestinos sufocados em hospitais", disse Bolsonaro no debate.

Lula rebateu declarando que Bolsonaro deveria ter procurado os governadores que formaram consórcios para tentar viabilizar a compra dos imunizantes e destacou que existem provas colhidas pela CPI, que dependem agora da movimentação da Procuradoria-Geral da República.

"Eu espero que o Procurador vá investigar, de que tinha gente reivindicando um dólar por cada dose de vacina vendida. Isso está no relatório da CPI. O Brasil inteiro viu, e obviamente que o povo espera que um dia a Procuradoria-Geral da República investigue para saber o fundo de verdade ou não", resumiu o petista.