Com a amenização da pandemia da Covid-19, os influenciadores digitais perderam o poder na Rede Globo. De acordo com a coluna de Leo Dias, no Metrópoles, o Grupo já desviou seu caminho do que um dia chegou a chamar de “nova era” ou “futuro”. O objetivo é divulgar seus produtos por meio da imprensa especializada.
Segundo a publicação, a Globo está deixando de abrir caminhos para perfis que não sejam veículos oficiais, formados por profissionais. Os convites para eventos, coletivas de imprensa e outras demandas voltaram a aparecer nos e-mails dos jornalistas, após um período de afastamento.
Em uma de suas piores fases na audiência, Leo Dias aponta que a Globo não viu retorno esperado ao pagar para que perfis no Instagram falassem coisas positivas sobre seus programas, além de fazer cartaz para a novela Um Lugar ao Sol, que patinava no ibope. Além disso, a emissora precisava emplacar ‘Pantanal’.
Sabendo que o engajamento na internet seria de forma orgânica, a obra foi totalmente pensada para o grande público, para a audiência dos lares, pessoas “comuns” que não estão o tempo todo conectadas a um celular. Pantanal foi ponto-chave no resgate da relação direta da Globo com o público.