Polícia

PF cumpre mandados em Salvador em operação contra esquema de fraudes ao Auxílio Emergencial

Suspeitos transferiam os valores depositados para contas vinculadas ao grupo para pagar boletos emitidos por eles mesmos

Divulgação/PF
Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Salvador, na manha desta terça-feira (11), na Operação Parcela Nordestina, que investiga fraudes ao Auxílio-Emergencial.

Outros mandados são cumpridos, incluindo um judicial de afastamento de sigilo bancário de parte dos suspeitos de participarem do esquema, nas cidades de Maceió (AL) e Natal (RN).

Ao menos 51 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas. Os suspeitos transferiam os valores depositados para contas vinculadas ao grupo para pagar boletos emitidos pelos próprios golpistas. O prejuízo inicial é avaliado em R$ 50 mil.

A investigação aponta para uma fraude muito maior, já que os registros contabilizam somente o período de 16 dias entre abril e maio de 2020, e somente das vítimas que contestaram a fraude na conta bancária.

Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude (art. 155, § 4º, II, Código Penal), com pena de 2 a 8 anos de reclusão. E possivelmente ao crime de associação criminosa do art. 288 do CP