Bahia

Prefeitura oferece tratamento odontológico gratuito

A cidade ainda conta com o serviço da Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), localizada no Dique do Tororó, que funciona em regime de 24 horas para atender casos de urgência

Reprodução
Reprodução

Neste mês é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal (25 de outubro). E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece atendimento odontológico gratuito em 147 unidades de saúde, sendo 112 Unidades de Saúde da Família (USF) e 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que reúnem as 401 equipes da Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB) da capital baiana. 

A cidade ainda conta com o serviço da Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), localizada no Dique do Tororó, que funciona em regime de 24 horas para atender casos de urgência. Dez Unidades de Pronto Atendimento (UPA), um Pronto Atendimento (PA) e um Centro Municipal Odontológico (Cemol), situado na Liberdade, também integram o atendimento de urgência oral do município. 

Inamari Amorim, que é dentista sanitarista da Coordenação de Saúde Bucal da SMS, informa que a odontologia pública em Salvador disponibiliza de procedimentos de atenção primária, como restauração e estomatologia (diagnóstico), cirurgias, tratamento de periodontia, endodontia (canal), próteses, bem como atendimento especializado para gestantes, pessoas com deficiência (PcD), pessoas com necessidades especiais (PNE), portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e cardiopatas. 

Marcação de consultas

Para a marcação da consulta odontológica são requisitados documento oficial com foto, Cartão SUS e comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone). O sistema opera sem fila de espera, com vagas ofertadas semanal ou quinzenalmente, a depender do procedimento.