Bahia

Correios atualizam sistema de endereços após extinção dos bairros Barroquinha, Campo Grande e Politeama

Além disso, parte dos logradouros dos bairros Dois de Julho, Nazaré e Canela foram movimentados para o bairro Centro

Reprodução
Reprodução

Os Correios anunciaram, nesta quarta-feira (5), que atualizaram o Sistema de Diretório Nacional de Endereços (DNE), em Salvador, por causa da extinção dos bairros Barroquinha, Campo Grande e Politeama conforme uma lei municipal de 2017, que dispõe sobre a delimitação e denominação dos bairros da capital baiana. Com isso, segundo os Correios, os logradouros e trechos dos três bairros foram repassados para os bairros Centro e Centro Histórico, sofrendo alteração de CEP. 

Além disso, parte dos logradouros dos bairros Dois de Julho, Nazaré e Canela foram movimentados para o bairro Centro.

O referido dispositivo legal também alterou a denominação do antigo bairro Pelourinho para "Centro Histórico", com aumento do seu quantitativo de logradouros, provenientes da migração de bairros circunvizinhos.

Por último, foi criado o bairro Santa Luzia, originado de parte do bairro Lobato, composto por 76 logradouros e trechos, além de nova faixa de CEP.

Os Correios informaram que a consulta ao CEP atualizado já está disponível na na internet. Como a alteração do DNE resultou em mudança de bairro dos logradouros das localidades extintas, é importante a população estar atenta ao seu endereço atual.

Como criar um CEP

Para implantar novos CEPs e agilizar o acesso do cidadão aos serviços postais básicos, os Correios precisam receber, oficialmente, mapas atualizados, legislação correlata, relação de logradouros, entre outros documentos.

O prazo para criação de um novo CEP depende da integralidade do material que é fornecido por prefeituras e órgãos públicos. O tempo para se concluir um processo de codificação varia de acordo com as especificidades de cada região.

Com a codificação mais detalhada, há ganho de tempo na triagem e diminuição considerável de erros de encaminhamentos de cartas e encomendas, além da facilidade na localização de endereços, beneficiando tanto moradores quanto prestadores de serviços e empresas que realizam postagens aos seus clientes. Dessa forma, os Correios ampliam sua capacidade produtiva e conseguem otimizar a entrega.