Ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Alexandre Frota (PSDB) pediu desfiliação do partido nesta terça-feira (4), após o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciar "apoio incondicional" ao chefe do Executivo. Na noite desta segunda (3), Frota havia declarado voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno, e disse ter errado em 2018, quando apoiou o atual presidente. No pedido de desfiliação, o parlamentar diz que não tem "como permanecer vinculado aos quadros do partido".
"Não posso ficar em um partido que apoia o Bolsonaro e Tarcísio. Vai de encontro a tudo que fizemos até o momento", anunciou Frota, em publicação no Twitter, seguido de sua carta de desfiliação. Na mensagem, ele agradeceu aos presidentes da sigla mas pontua que é "incompatível".
Na justificativa da carta de desfiliação, Frota alega "razões de foro íntimo". Além de apoiar Bolsonaro, Garcia também apoiou a eleição do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo.