Eleições

Campanha avalia desempenho de Lula como positivo em debate da Globo

A atuação do ex-presidente foi considerada como positiva também para os eleitores

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais

Marcados por bate-bocas, trocas de farpas, acusações e pedidos de resposta, o último debate televisionado antes das eleições, promovido pela TV Globo na noite de quinta-feira (29), resultou em uma avaliação positiva da campanha do ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao seu desempenho. 

Apesar dos momentos de tensões entre os candidatos pelo PT e pelo PTB, Padre Kelmon, a atuação do ex-presidente foi considerada como positiva para eleitores que, através das redes sociais, mostraram estarem acompanhando o debate e gostando do desempenho e das posturas adotadas por Lula. 

Durante o debate, pesquisas qualitativas  estavam sendo realizadas pela equipe do PT durante o debate com eleitores indecisos. O resultado apontou que apesar dos momentos de tensão, o candidato não saiu prejudicado. Além disso, os levantamentos apontaram também uma avaliação positiva do candidato petista em relação aos embates com o seu principal adversário, Bolsonaro (PL). 

A troca de acusações entre os dois levou aos momentos mais quentes do debate, em que Lula obteve quatro direitos de resposta e Bolsonaro, três. A avaliação da campanha, com base na pesquisa interna, foi que as respostas de Lula foram positivas.

"Eu estava incomodado de parecer o chato de galocha pedindo direito de resposta. Eu sabia que como sou um cara com possibilidade de ganhar no primeiro turno eu tinha consciência que seria mira para todo mundo atirar. E como tinha direito ao direito de resposta, eu tinha que pedir", disse Lula em entrevista após o debate.