O candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores, Lula, segue à frente nas pesquisas, com um percentual de 13% de diferença entre os candidatos, é o que aponta o levantamento da Genial/Quaest, divulgado na manhã desta quarta-feira (28). Lula registrou um total de 46% das intenções de voto para o primeiro turno, enquanto o presidente pelo Partido Liberal, Bolsonaro, ficou com 33%.
Em seguida, estão o candidato Ciro Gomes (PDT), com 6%, Simone Tebet (MDB), com 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. Nesta rodada, os candidatos Felipe D’Avila (Novo), Vera Lucia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 4%. A proporção dos indecisos é de 5%.
Em comparação com a última pesquisa, o candidato preferido pelo eleitorado brasileiro oscilou dois pontos para cima, e o presidente e candidato à reeleição, um para baixo, ambos dentro da margem de erro. Os demais candidatos ficaram estáveis.
Com a pesquisa, que aconteceu entre os dias 24 a 27 deste mês, duas mil pessoas foram entrevistadas. O levantamento tem 95% de confiança e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04371/2022.
Segundo turno
Em um possível segundo turno, Lula ganharia as eleições com apoio de 52% do eleitorado brasileiro, enquanto seu principal adversário, Bolsonaro, pontuaria 38% das intenções. Indecisos iriam registrar 4%, brancos, nulos ou que não irão participar pontua um total de 6%.