Eleições

Wagner acha improvável vinda de Lula à Bahia: "Semana complicada"

O senador acredita que o desembarque de Lula é improvável, entretanto, prefere não cravar uma posição sobre o tema

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT), candidato ao cargo nas eleições deste ano, suspendeu sua agenda eleitoral pelo Nordeste nas vésperas do primeiro turno. A decisão do candidato frustrou aliados na região. Nesta segunda-feira (26), o senador Jaques Wagner (PT) comentou durante "viagem teste" do novo trecho do metrô da capital baiana, sobre a possibilidade de Lula visitar a Bahia ainda nesta semana, entretanto, acredita que as chances são remotas.

Na Bahia, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) tem reduzido a diferença em relação a ACM Neto (UB), mas ainda segue distante do líder nas pesquisas. Integrantes do partido no estado tinham reforçado os pedidos à direção nacional da legenda para que o ex-presidente fizesse uma nova passagem pela Bahia, para alavancar a candidatura do ex-secretário da Educação. 

O senador acredita que o desembarque de Lula é improvável, entretanto, prefere não cravar uma posição sobre o tema. Ele aponta ainda que vai tentar articular a vinda do ex-presidente.

"Essa semana é uma semana complicada porque ele tem um debate na quinta-feira e provavelmente ele vai ficar recolhido quarta e quinta. Terça-feira tem o debate aqui e nos demais estados, então acho difícil ter alguma programação para a terça. Hoje é impossível. Alguém está dizendo que talvez ele venha na sexta pela manhã, mas eu não quero afirmar porque a agenda dele está muito cheia”, declarou.

A pesquisa do Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC), encomendada pela TV Bahia e divulgada na última sexta-feira (23) aponta um crescimento de 19 pontos de Jerônimo em comparação a última pesquisa do instituto, divulgada no dia 26 de agosto. O principal adversário do petista, ACM Neto (UB), tem 47% das intenções de voto.