A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, cumprem oito mandados de prisão contra suspeitos de integrarem grupo criminoso que praticava assaltos a bancos na Bahia.
São cumpridos ainda outros 13 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Entre Rios, Conceição de Feira e São Félix.
Cerca de 150 policiais estão envolvidos na operação que visa desarticular a quadrilha, que sequestrava cidadãos nas cidades para usarem de escudo humano durante os roubos às agências bancárias.
Em ações sempre violentas, eles miravam também estabelecimentos comerciais, pousadas e postos de gasolina. Segundo as investigações, o grupo planejava um roubo a um banco em Salinas da Margarida.
A última ação foi realizada no dia 7 de setembro, na cidade de Terra Nova, onde a organização criminosa tentou roubar, com uso de explosivos, terminal da Caixa Econômica Federal. O ataque foi frustrado pelas equipes policiais, com apreensão de armas, explosivos e um veículo roubado.
Os investigados responderão pelo crime de integrar organização criminosa com pena de reclusão de 03 a 08 anos (Art. 2º da Lei 12.850/13), assim como por cada fato ilícito individualmente praticado, a exemplo do roubo qualificado cuja pena isoladamente pode chegar a 16 anos (Art. 157, §2º, II do CPB)