Eleições

Após críticas, ACM Neto revela motivo do 'bronzeado'

"Só quem pode ter feito esse comentário é quem vive dentro de gabinetes com ar condicionado", disse ex-prefeito e candidato ao governo da Bahia

Reprodução Tv Globo
Reprodução Tv Globo

Criticado pela autodeclaração como pardo, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, candidato ao Governo da Bahia, revelou em entrevista ao Estadão nesta quinta-feira (22) o motivo de aparecer mais 'bronzeado' e negou que tenha recorrido a um método artificial.

"Só quem pode ter feito esse comentário é quem vive dentro de gabinetes com ar condicionado. Porque eu vivo – e esses dias, principalmente – no chão, andando pelas ruas da Bahia, ou em cima de um carro em carreata", afirmou Neto, se colocando a disposição para ter a pele examinada para comprovar a sua fala.

Recentemente, a âncora do GloboNews, Júlia Duailibi, não conseguiu prender o riso ao comentar o caso e o corte do momento foi amplamente compartilhado nas redes sociais.

"Esse tipo de comentário ou de questionamento é uma palhaçada. Inclusive, se quiser, mande examinar minha pele", disse o candidato, primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto, mas observando crescimento do adversário Jerônimo Rodrigues (PT).

Em entrevista na TV Bahia que repercutiu nas redes sociais, ACM Neto mostra incômodo com a pergunta sobre a percepção social de que ele é branco e não pardo, uma vez que de acordo com definição estabelecida pelo IBGE, pardos e pretos compõem a população negra.

:"Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso", disse na ocasião.