A Fazenda 14 está pegando fogo! O programa tem sido palco de inúmeras brigas entre os participantes e, por isso, a Record criou um protocolo “antibaixaria”. Uma intervenção, inclusive, foi colocada em prática no conflito entre Tiago Ramos e Shayan Haghbin, na noite da última terça (20).
Prevendo o que estava por vir, antes da estreia, a emissora criou o protocolo antibaixaria por medo de que as brigas acabassem em agressões graves e prejudicasse a imagem do programa junto ao mercado publicitário.
As regras foram criadas após as polêmicas acerca do Power Couple Brasil 6. A expulsão de participantes continua ocorrendo apenas em casos gravíssimos, pois tirar alguém de um reality é traumático para a empresa e para seus parceiros.
Segundo o site Notícias da TV, a primeira medida a ser tomada em caso de confusão é um comando de voz firme vindo da produção para que os peões se separem. Caso o primeiro pedido seja ignorado, estão previstos outros dois. Assinantes do Playplus já percebem a ação.
Caso os avisos não funcionem, seguranças podem entrar na sede do reality show para agir. O sinal do streaming sairá do ar até tudo ficar sob controle.
Se alguma pessoa continuar exaltada, ela é retirada rapidamente do convívio e encaminhada para uma conversa com produtores e diretores. Uma psicóloga também é colocada à disposição para ouvir o participante em casos mais graves.
Em caso de agressão, a punição segue sendo a expulsão imediata, a rescisão de contrato e a perda do cachê de participação e qualquer outro prêmio que tenha ganhado durante as provas.
As medidas foram acordadas para que o reality não volte a perder credibilidade junto ao mercado publicitário, como ocorreu em 2013, quando as brigas envolvendo Andressa Urach afastaram os anunciantes, apesar de entreter o público. A perda de prestígio foi tão grande que, em 2015, a atração não foi produzida.