Para investigar fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda, a Polícia Federal realiza a 6ª fase da Operação Zelotes, na manhã desta quinta-feira (25). As ações de hoje ocorrem nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e no DF.
Os agentes cumprem 18 mandados de busca e apreensão e 22 de condução coercitiva (quando a pessoa presta depoimento na delegacia e depois é liberada), mas nenhum de prisão. A polícia ainda tem mandado para cumprir duas oitivas com pessoas que já foram presas na Zelotes e estão no presídio da Papuda, no Distrito Federal. Um dos alvos desta etapa é o grupo Gerdau. A suspeita é que o grupo tenha tentado interferir no Carf no pagamento de multas que somam R$ 1,5 bilhão.
A Zelotes foi deflagrada há um ano, em março de 2015. Inicialmente, a operação apurava o esquema em que, segundo a polícia, empresas atuaram junto a conselheiros do Carf para que multas aplicadas a elas fossem reduzidas ou anuladas.