O ex-presidente Lula (PT), candidato ao cargo nas eleições deste ano, suspendeu agenda eleitoral pelo Nordeste nas vésperas do primeiro turno. A decisão do candidato frustrou aliados na região. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a estratégia adotada pelo PT foca em eventos no Sudeste até o dia da votação.
Integrantes do partido na Bahia, no Ceará e em Pernambuco tinham reforçado os pedidos à direção nacional da legenda para que o ex-presidente fizesse uma nova passagem por esses estados, devido a uma disputa mais acirrada entre os candidatos aos governos estaduais.
Na Bahia, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) tem reduzido a diferença em relação a ACM Neto (UB), mas ainda segue distante do líder nas pesquisas.
Na segunda (19), o senador Jaques Wagner (PT), ainda manifestava o desejo de uma nova agenda com Lula no Nordeste, entretanto, declarou que não poderia reclamar caso não fosse viável um novo evento com o ex-presidente, alegando que o petista já fez ao menos dois atos de campanha presenciais com Jerônimo Rodrigues.