Foi inaugurado nesta semana o Museu da Bolsa do Brasil (MUB3), no prédio da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), no centro histórico da capital paulista.A partir da própria arquitetura neoclássica do edifício, construído na década de 1940, o museu propõe uma reflexão sobre a história do mercado de títulos que, no Brasil, remete ao século 19. No acervo, diversos itens usados nos pregões desde 1930, como telefones e painéis eletrônicos, mostrando a evolução tecnológica da atividade.
O museu também traz vídeos e materiais que apresentam a evolução da bolsa, que já foi Bolsa de Mercadorias e Futuros, na década de 1990, e Bovespa, nos anos 2000. Além de trazer relatos de pessoas importantes para a instituição, são apresentados os mecanismos de funcionamento dos pregões e das ofertas de ações.
O projeto foi viabilizado a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da B3.
O museu pode ser visitado gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O MUB3 também abre nos segundos e quartos sábados do mês, no mesmo horário. O prédio fica na Rua 15 de Novembro, 275.