Bahia

Falta de medicamentos prejudica tratamento de pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial de Feira de Santana

A interrupção do tratamento pela falta da medicação pode agravar o quadro de saúde dos pacientes

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

Pacientes que fazem tratamento e controle de transtornos mentais, como esquizofrenia, ansiedade e depressão, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, relataram que falta medicação apropriada desde dezembro de 2021, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A interrupção do tratamento pela falta da medicação pode agravar o quadro de saúde dos pacientes. 

A prefeitura de Feira de Santana informou que houve um "desabastecimento geral de insumos" em todo o Brasil, mas que aos poucos a situação está sendo normalizada.

Conforme a gestão, os medicamentos para o tratamento da ansiedade e da depressão já devem ser distribuídos nesta quarta-feira (14). Já o remédio para o controle da esquizofrenia deverá chegar amanhã aos Caps.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que os medicamentos são distribuídos trimestralmente, com base nos pedidos dos municípios. Detalhou que Feira de Santana fez os pedidos e retiradas nos dois primeiros trimestres deste ano, e que o do terceiro trimestre deve ser retirado na quinta-feira (15).