Bahia

Hospital do Homem é inaugurado em Salvador

O investimento foi de mais de R$1,3 milhão e há previsão ainda da entrega de outras duas policlínicas ainda este ano no estado

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O Governo do Estado inaugurou em Salvador, o Hospital do Homem, na manhã desta quarta-feira (14). A unidade atuará como um anexo do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, e contará com equipes profissionais e equipamentos adequados à saúde masculina.

“Para os homens buscarem, não só quando estiverem sentindo alguma coisa, mas buscarem periodicamente, principalmente aqueles que como eu que já tem mais de 50 anos, outros já tem mais de 60, a fazer exame de próstata, os exames de rotina próprios e necessários. Não esperar sentir alguma coisa, sentir alguma dor, sentir algum incômodo para buscar fazer o exame. Isso faz muita diferença, o resultado é muito diferente de taxas de sucesso de um comportamento e do outro comportamento”, enfatizou o governador Rui Costa (PT).

Assim como o Hospital da Mulher, o local funcionará como uma estrutura de assistência que, baseada na modernização do atendimento à saúde, trabalha com as chamadas ‘linhas de cuidado', que são as especializações no atendimento de acordo com as necessidades dos pacientes, nesse caso, dos homens.

“Segue a mesma linha da assistência, qualificação e especialização e sabiamente ele foi idealizado junto ao anexo do Hospital Roberto Santos, um hospital de alta complexidade que tem toda uma infraestrutura de apoio para as necessidades que eventualmente essa unidade possa ter, inclusive fisicamente”, explicou o diretor-geral do Hospital Roberto Santos, Dr. Adil Duarte.

A unidade funciona em caráter de urgência e eletivo a usuários do SUS e funcionará 24h por dia, todos os dias da semana. Ela tem capacidade para realizar 4,2 mil consultas ambulatoriais e cerca de 470 cirurgias por mês. O espaço conta com três salas de operação e dez leitos, além de cinco salas para procedimentos diversos: ultrassonografia, biópsia guiada por ultrassonografia, sala de endoscopia urinária, sala de urodinâmica, sala de litotripsia extracorpórea, salas de observação pós-procedimentos (com carro de urgência e materiais de suporte à vida) e de laudos.

O investimento foi de mais de R$1,3 milhão e há previsão ainda da entrega de outras duas policlínicas ainda este ano no estado. Em Salvador, Rui Costa já iniciou as tratativas para a construção de outra unidade no bairro de Águas Claras.