A campanha de vacinação antirrábica entra na última semana de mobilização em Salvador. A ação acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h.
Quem ainda não vacinou o cão ou gato de estimação pode consultar a lista completa dos locais no site www.saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses, no telefone (71) 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas.
A estratégia será finalizada no próximo sábado (17), quando será realizado o Dia D com oferta da vacina contra raiva para cães e gatos. A programação do dia D será divulgada até sexta-feira (16).
A meta da estratégia é vacinar 190 mil cães e gatos na cidade e, até o momento, 150 mil (78%) estão imunizados.
Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica a chefe do setor de raiva do CCZ, Danielle Dantas.