Uma nova rodada da pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (9) apontou o ex-presidente Lula (PT) como o candidato favorito de 45% dos entrevistados, mantendo a liderança na disputa pela presidência da República. Já o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) pontuou 34%.
Ciro Gomes (PDT) apareceu em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) tem 5%. Branco e nulo somam 4%, enquanto os indecisos representavam 3%. Soraya Thronicke (UB) tem 1% e Felipe D'Ávila (Novo) não pontuou.
O levantamento reforçou a percepção de uma tendência de redução na distância entre Lula e Bolsonaro. No início do mês, a diferença entre eles era de 13 pontos percentuais, agora fica em 11. De acordo com o Datafolha, essa é a menor diferença desde maio de 2021.
Em uma simulação de segundo turno, Lula segue à frente com 53%. Já Bolsonaro aparece com 39% das intenções de voto. Essa também é a menor distância entre os candidatos desde maio. No início de setembro, o ex-presidente aparecia em um segundo turno com os mesmos 53%, e Bolsonaro, 38%.
Esse foi o primeiro levantamento feito após o 7 de Setembro. Foram entrevistadas 2.676 pessoas em 191 cidades do país, ao longo de quinta (8) e sexta-feira (9). A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.