A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tem trabalhado na tomada de posição sobre o projeto que libera os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ao professores.
De acordo com o líder do grupo, deputado Sandro Régis (UB), os parlamentares vão adotar a posição que for defendida pelos professores.
A Salvador FM apurou ainda que o grupo deve dispensar formalidades na votação – que, automaticamente, ajuda na passagem da proposta.
Presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD) afirmou que o projeto deve ser apreciado na próxima semana.
O que é Fundef – O precatório do antigo Fundef, que se tornou o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), corresponde às diferenças não transferidas para o Estado nos anos de 1997 a 2006. De acordo com o governador, a estimativa é que cerca de 84 mil profissionais da educação recebam o valor.
Do valor total, 60% serão distribuídos entre os profissionais da educação que trabalham nesse período. Têm direito profissionais aposentados ou da ativa, efetivos ou Reda.