Cerca de 500 estudantes da rede municipal de Ensino foram beneficiados pela busca ativa para imunização contra pólio e multivacinação em escolas da capital, nesta terça-feira (6). No total, dez instituições de ensino da rede municipal foram contempladas neste primeiro dia de estratégia em Salvador.
“Essa é mais uma iniciativa da gestão para assegurar a ampliação das coberturas vacinais na cidade. Estamos empreendendo todos os esforços para facilitar o acesso aos imunizantes para evitar que doenças consideradas erradicadas possam voltar a circular no município devido às baixas adesões às campanhas de vacinação”, explicou o titular da SMS, Décio Martins.
Prorrogação
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (6) a prorrogação das campanhas nacionais contra pólio e multivacinação. A previsão inicial era que as estratégias fossem até sexta-feira (9). Agora, os pais e responsáveis têm até o dia 30 deste mês para buscar um dos 156 postos de saúde da rede municipal e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.
Iniciadas em 8 de agosto, as campanhas contra Poliomielite e Multivacinação ainda apresentam baixa adesão na capital baiana. Até o momento, pouco mais de 32 mil crianças menores de cinco anos de idade que residem no município compareceram aos postos para se protegerem contra pólio. O número corresponde a apenas 20% dos 152 mil pequenos que compõem o público alvo na cidade. A meta da gestão é imunizar pelo menos 95% da população elegível.
Para a estratégia da multivacinação, cerca de 58 mil jovens menores de 15 anos buscaram os postos para atualização da caderneta vacinal. A expectativa da SMS é que 497 mil crianças e adolescentes participem da mobilização.