Brasil

Em dois dias, 110 toneladas de lixo são recolhidas no Rock in Rio

Em dois dias, 110 toneladas de lixo são recolhidas no Rock in Rio

Divulgação/Comlurb
Divulgação/Comlurb

Nos dois primeiros dias do Rock in Rio, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) recolheu 110,5 toneladas de resíduos do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, local onde acontece o festival de música.

Diariamente, cerca de 1.000 garis atuam na área interna do festival, em áreas como pistas, praças de alimentação, área VIP, bastidores, arena e velódromo. Outros 181 trabalhadores são responsáveis pela limpeza da parte externa, incluindo as vias de acesso à Cidade do Rock.

A Comlurb responde ainda pela destinação correta do lixo gerado, com os resíduos potencialmente recicláveis sendo direcionados a cooperativas de catadores escolhidas pelos organizadores do festival e credenciadas junto à empresa, que fazem a comercialização com empresas recicladoras, gerando emprego e renda.

Os resíduos orgânicos são levados para o EcoPonto do Caju da Comlurb, onde são utilizados para compostagem e transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou condicionador de solos, na unidade de biometanização, a primeira da América Latina. Para facilitar o descarte correto de resíduos, cerca de 2.000 contêineres foram distribuídos, tanto na parte interna quanto na parte externa da Cidade do Rock.