As chances de vitória no primeiro turno do ex-presidente Lula diminuíram. Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada na noite de quinta-feira (1°), o candidato do PT à presidência agora tem 48% dos votos válidos, na conta que exclui os brancos e nulos do cômputo final, utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral para definir o resultado da eleição.
Na última pesquisa, realizada há duas semanas, o ex-presidente somava 51% dos votos válidos, se elegendo no primeiro turno.
Considerando a margem de erro de dois pontos (para mais ou para menos), isso significa que ele pode ter hoje 46% ou 50%, não sendo suficientes para vencer no primeiro turno. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), seu principal opositor, tem 39%. Ciro Gomes (PDT) marca 10% e Simone Tebet (MDB), 5%.
Os números sugerem que os dois candidatos no terceiro pelotão tiveram oscilações positivas que atingiram o eleitorado de Lula, além de tomar votos de quem dizia que votaria em branco ou nulo. Bolsonaro se manteve estável no geral da pesquisa.
O Datafolha ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios da terça (30) a esta quinta (1º). O levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, foi registrado sob o número BR-00433/2022 no TSE.