Após uma eleição marcada pela relevância da campanha nas redes sociais, o PT tentou mudar a estratégia e se adequar às novas plataformas para competir com Jair Bolsonaro. O empenho parece ter dado resultado. No último mês, Lula (PT) ultrapassou o atual presidente e adversário Jair Bolsonaro (PL) no TikTok e YouTube.
A rede chinesa de vídeos de no máximo 15 segundos é a nova tendência para fortalecer as campanhas. Lula aposta em discursos diretos com forte tom emocional e frases como "garantir que toda criança tenha um café da manhã para tomar".
No YouTube, também tem promovido vídeos com anúncios que têm aumento consideravelmente as visualizações.
Uma análise feita pela FGV ECMI (Escola de Comunicação Mídia e Informação da FGV), encomendada pela Folha de S. Paulo, entre os dias 28 a 29 de agosto, mostra que mesmo com maior número de seguidores em virtude do trabalho realizado há anos, comandado pelo filho do presidente, Carlos Bolsonaro, seus conteúdos não têm o alcance do perfil de Lula nestas plataformas.
Bolsonaro mantém a liderança no engajamento no Facebook e Instagram. No Twitter, ainda está na frente mas a diferença é pequena. Por outro lado, Lula explodiu no YouTube e no TikTok, onde criou a sua conta oficial somente em junho deste ano.
O vídeo que mais viralizou do canal de Lula no TikTok foi um trecho de seu discurso em um comício em Minas Gerais."Quero ver vocês alegre, quero ver vocês trabalhando, quero ver vocês estudando, quero ver vocês amando, gostando da vida", diz o ex-presidente.
Já no perfil de Bolsonaro os conteúdos mais acessados são os de ataque à imprensa e à esquerda.