Saúde

Hemoba alerta para baixos níveis nos estoques dos bancos de sangue na Bahia

Hemoba alerta para baixos níveis nos estoques dos bancos de sangue na Bahia

Divulgação/Hemoba
Divulgação/Hemoba

A Fundação Hemoba emitiu um alerta para os baixos níveis dos estoques de sangue do estado da Bahia. No mês de julho, a instituição registrou um incremento de 15% no banco de sangue, porém, a fundação alerta que ainda assim os níveis estão abaixo do ideal. 

Para manter um estoque seguro de bolsas de sangue, suficiente para atender as demandas semanais dos hospitais da rede SUS, o ideal seria receber cerca de quinze mil voluntários mensalmente. Em agosto, a Hemoba recebeu 12.878 candidatos à doação e 9.846 bolsas foram coletadas. 

Segundo Luiz Catto, diretor geral da Hemoba, após atender as demandas transfusionais dos hospitais, o ideal seria que a instituição mantivesse um estoque de segurança com bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos por pelo menos sete dias. “Atualmente, o estoque de segurança para os tipos O+ e O- é de apenas 48 horas”, afirma o diretor. 

A instituição convoca voluntários para contribuir com a manutenção do banco de sangue, importantíssimo para o atendimento de diversos tipos de ocorrências médicas em todo o estado. Para isso, a Hemoba salienta que existem 27 unidades fixas de coletas no estado, sendo 06 na capital e 21 no interior.

Em Salvador, há o Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama), que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h30. Nos shoppings Salvador e Salvador Norte, o atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.

Nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.