O presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suas primeiras despesas e, até o momento, é o que menos desembolsou na busca pela eleição à Presidência.
O maior valor refere-se a um gasto estimável do PL pela confecção de adesivos de para-choque em vinil, em R$ 90 mil.
Consta ainda o pagamento de R$ 7.200 a Amasv Zarpa Transmissão e Armazenamento de Dados S.A., referente ao envio de propaganda política. Somadas, as contas ficam em R$ 97,2 mil.
Até o momento, o o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou despesas de campanha que representam 300 vezes os gastos do seu principal oponente. O maior desembolso declarado foi R$ 25,9 milhões pagos à M4 Comunicação e Propaganda LTDA para a produção de programa de rádio e televisão.
Na sequência, houve pagamentos de R$ 1,2 milhão para as empresas de cada um dos de seus advogados: Zanin Martins e Eugênio Aragão. Todas somam R$ 35,3 milhões.
Os candidatos têm até 13 de setembro para declarar a primeira parcial das despesas de campanha. Bolsonaro e Lula ainda não informaram, por exemplo, os custos com aviões nos deslocamentos que já fizeram. No caso do presidente, as despesas tendem a ser maiores porque ele só pode viajar com o avião presidencial.
Bolsonaro ainda não declarou também quanto já gastou com o marqueteiro Duda Lima, que vem confeccionado a propaganda em rádio e televisão.
No campo das receitas, Lula já recebeu do partido o repasse de R$ 66,7 milhões do fundo eleitoral. De recursos privados, foram doados R$ 116,2 mil.
O presidente conta com uma receita total de R$ 12,3 milhões, sendo R$ 10 milhões do PL e o restante de doações.
De acordo com a Folha, as despesas de Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) estão em um patamar próximo. Simone já desembolsou R$ 228,5 mil integralmente com a confecção de bandeiras personalizadas no A Rainha do Brasil Confeccções LTDA. Não consta no sistema do TSE os detalhamentos do gasto de Soraya nem de Luiz Felipe D’Avila (Novo), que somam R$ 560 mil.
Ciro Gomes (PDT) já gastou R$ 6 milhões, sendo a metade com a Santana e Associados Marketing & Propaganda LTDA, de seu marqueteiro, João Santana.