Saúde

Brasil recebe primeira remessa de remédio contra varíola dos macacos

O remédio será recomendado apenas para pacientes em estado grave

Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério da Saúde recebeu nesta sexta-feira (26) a primeira remessa do antiviral Tecovirimat, remédio para tratamento da varíola dos macacos. Foram doados ao Brasil pela farmacêutica Siga Technologies, 12 unidades.

O remédio será recomendado apenas para pacientes em estado grave. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Ministério segue negociando mais lotes do medicamento para ampliar a cobertura a todos os casos em que seja necessário.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto pode controlar os danos da varíola dos macacos, especialmente para os pacientes com maiores riscos. O medicamento é o mesmo autorizado nos Estados Unidos para a empresa Siga Technologies, fabricado pela Catalent Pharma Solutions

Vacina

Na quinta-feira (25), o Ministério da Saúde aprovou a dispensa de registro para a importação da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos.

Em nota, a agência explicou que o imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C a -40°C. A dispensa temporária se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses.