Uma elefante-marinho, encontrada por banhistas encalhada no sul da Bahia, foi transferida para Florianópolis nesta quinta-feira (25). O animal foi batizado de Frida e passou seis meses no Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), em Salvador.
Agora que está recuperada, Frida será devolvida ao mar em uma área próxima da Corrente das Malvinas.
Ela é uma elefante-marinho da espécie Mirounga, com aproximadamente um ano de idade e quando foi encontrada estava bastante debilitada, pesando cerca de 65kg. Após o período que passou no IMA, o animal cresceu e triplicou o peso. Agora, com 180kg e 1,80m, Frida precisou de uma caixa especial para ser transportada.
Uma caixa com dois metros de comprimento, um metro de largura e 80 centímetros de altura foi construída pelo SENAI CIMATEC, seguindo as orientações da IATA (International Air Transport Association) para transporte dessa espécie de animal. A caixa foi levada para a Base Aérea de Salvador.
O transporte foi realizado com um avião da Força Aérea, acompanhado pela Transalvador e pelo Grupo Especial de Proteção Animal, da Guarda Municipal.
Para que a viagem fosse feita com o máximo de segurança e conforto possível, Frida foi acompanhada por duas veterinárias do IMA que monitoram a hidratação e o estresse do animal durante a viagem.