Candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues prometeu qualificar os policiais com uma melhor formação e equipá-los com armas e viatura blindadas, como mecanismos para reduzir a violência alarmante no estado.
Segundo o petista, as novas premiações que vão ter em seu eventual governo visam prestigiar as companhias e não indivíduos, a partir da redução das taxas de criminalidade. Ele negou que exista algum incentivo para policiais que matem em confrontos, ao ser perguntado durante sabatina do G1 nesta quarta-feira (24) sobre a letalidade a Polícia Militar baiana e possíveis soluções para a violência.
A despeito das declarações do ex-prefeito ACM Neto (UB), seu principal adversário até o momento na corrida pelo Palácio de Ondina, Jerônimo nega que o efetivo policial tenha sido reduzido nos últimos anos na gestão do PT.
"Não há redução do efetivo. Vou falar porque ele [ACM Neto] fica divulgado essas informações. Não reduziu em relação a 2016, mas porque eles colocam tudo junto, policiais, bombeiros, e isso não se contabiliza. Está no meu programa de governo garantir número suficiente de policiais e vamos aumentar o que for necessário", prometeu Jerônimo se dirigindo ao atual governador Rui Costa (PT).
Outro caminho que Jerônimo pretende apostar é o da inteligência policial. O ex-secretário destacou que a Bahia tem a 'maior central de inteligência da América Latina' e que este é um dos mecanismos para tentar conter o avanço das facções criminosas no estado.
"Todo vigor no crime, boa parte vem das drogas, das armas. A gente tem que se antecipar a isso, com inteligência, tecnologia e formação. Vamos botar dinheiro, capacitar e garantir a parceria com município", ressaltou.