O cientista social e candidato ao Governo da Bahia pela federação PSOL-REDE, Kleber Rosa, durante entrevista à rádio Patos FM, do município de Ipecaetá, garantiu que, caso seja eleito, realizará reforma agrária com as terras devolutas. O psolista explicou que 80% das terras da Bahia são devolutas, ou seja, são terras que pertencem ao Estado, e que estão improdutivas ou estão sendo ocupadas por grileiros ou pelo agronegócio.
"Nós podemos fazer reforma agrária na Bahia com as próprias terras devolutas, que são as terras do Estado. Essas terras deveriam estar contribuindo com a agricultura familiar mas, infelizmente, muitas estão sendo utilizadas por grileiros ou estão improdutivas. Vamos fixar o homem do campo no campo. Vamos garantir a produção de alimentos para mesa dos baianos de forma mais barata e com mais qualidade e, assim, vamos diminuir o êxodo rural, o desemprego, e o inchaço nas grandes cidades", defendeu Kleber Rosa.
O postulante ao Palácio de Ondina frisou que não basta apenas fornecer acesso à terra, o Governo do Estado precisa implementar uma política de incentivo ao plantio, ao maquinário, a toda estrutura necessária ao desenvolvimento da agricultura familiar. " Precisa ser feito um trabalho de articulação de políticas públicas. Fornecer apenas o acesso à terra não resolve o problema. Fazer reforma agrária vai muito além disso e nós só vamos conseguir fazer a verdadeira reforma agrária, se fizermos um trabalho de articulação de políticas públicas. Precisamos garantir condições para que o trabalhador rural seja mantido no campo. A agricultura familiar será uma de nossas prioridades ", argumentou Kleber Rosa.